Diretoria

História da Fundação

A APADAM (Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas) foi fundada em 2010 por Omar dos Santos e sua esposa Rosana dos Santos, mobilizados pelo nascimento de sua filha Stephanie, uma jovem Down. Naquela época, eles sentiram a necessidade de obter mais informações sobre a síndrome e o que poderiam fazer para apoiar sua filha, pois as informações disponíveis eram escassas tanto na internet quanto nas ONGs da região norte do Brasil.

Devido à falta de informação sobre a síndrome de Down, Omar e sua esposa não puderam oferecer à sua filha mais nova uma qualidade de vida melhor. Por falta de conhecimento a respeito de atividades estimulantes e terapia que poderiam ajudá-la, Stephanie desenvolveu problemas auditivos aos 9 anos e perdeu sua audição, fazendo uso de aparelhos auditivos para ouvir. Se eles tivessem tido acesso às informações e ao apoio adequado naquela época, teriam percebido que o atraso na fala de Stephanie estava relacionado ao seu problema auditivo. Diante de tudo isso, decidiram fundar a APADAM para ajudar sua filha e outras famílias a terem as informações e cuidados desde os primeiros anos de suas vidas.

Stephanie recebendo o prêmio de comendadora, falando ao microfone.
Exposição de prêmios Exposição de certificados

Reconhecimento

Desde sua fundação, a APADAM tem recebido reconhecimento por sua contribuição e importância local, sendo agraciada com mais de 40 prêmios. Em 2022, Stephanie recebeu um convite da Câmara Brasileira de Cultura (CBC) de São Paulo para se tornar a Dama Comendadora Social e Cultural, tornando-se a primeira pessoa com síndrome de Down a receber esse título no Brasil. Essa homenagem reconheceu a trajetória de Stephanie e seu impacto na sociedade.

Foto da Stephanie como sendo dama comendadora, pela Câmara Brasileira de Cultura